Instituto Pensar - Covid-19: Brasil chega às 2.841 mortes e já soma 281 mil óbitos

Covid-19: Brasil chega às 2.841 mortes e já soma 281 mil óbitos

por: Igor Tarcízio

(Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)


Pela sexta vez, o Brasil atingiu um novo ?recorde? de mortes pela Covid-19 em 24 horas. Nesta terça-feira (16), foram 2.841 vidas perdidas desde o fim da segunda-feira, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass). O maior aumento registrado em um dia, até então, ocorreu na última quarta-feira (14), quando 2.286 óbitos entraram na contagem.

Leia também: apenas três estados estão com taxa de ocupação de UTI abaixo de 80%

Com a atualização, o país ultrapassou as 280 mil vítimas da doença causada pelo coronavírus: ao todo, foram 281.626 desde o início da pandemia. A média móvel de mortes também atingiu nova máxima, pelo 21º dia consecutivo. Nos últimos sete dias, a média de óbitos ficou em 1.894.

Também foram acrescentados mais 84.362 casos à contagem de contaminados, totalizando 11.594.204 infectados pela doença no país. Os números se tornaram ainda maiores após a liberação dos dados do Rio Grande do Sul, que apontou 504 novos mortes em 24 horas.

Mortes diante do colapso dos sistemas de saúde

Esta é a fase mais dura da pandemia no país, mas a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) alerta que a situação pode piorar. De acordo com a CNN Brasil, pesquisadores da Fundação afirmam que os estados têm apresentado grandes atrasos nas notificações de casos e mortes por Covid-19 ao Ministério da Saúde.

No Alagoas, o intervalo entre a morte e a inclusão do dado no sistema pode chegar a 47 dias.

"Os dados de mortes não são atuais e a situação deve piorar nas próximas semanas. Alguns municípios ainda estão na virada de janeiro para fevereiro. Não pegaram ainda o período do Carnaval e seus efeitos de contágio. E também não incluem o momento atual, que tem a situação de colapso da rede de saúde de vários estados com lotação superior a 80% nas UTIs para Covid-19. Esses dados podem demorar, porque, quando o sistema de saúde entra em colapso, o sistema de notificação entra junto. Infelizmente, a expectativa é que o cenário ainda piore bastante?, analisou o pesquisador Diego Xavier.

*A matéria foi atualizada após a liberação dos dados divulgados pela Secretaria Estadual do RS

Com informações da CNN Brasil



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: